Cadeira 03: Luzelena Costa Lobato

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (2009). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de São Bento – MA, e professora da rede Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Biologia Geral. Possui experiência em disciplinas da Pedagogia como Fundamentos da Educação, História da Educação, Sociologia da Educação, Metodologias aplicadas à Educação tanto no ensino médio como na educação superior. Possui experiência em toda a educação básica, incluindo educação profissionalizante e educação de jovens e adultos, contando com 20 anos de experiência no ensino infantil e fundamental, 10 anos de ensino médio, e 5 anos na educação superior. Em 2019 assumiu a gestão geral do Centro Educa Mais Kiola Costa em São Bento – MA (Escola de Tempo Integral).

DISCURSO DE POSSE

Ilmo º Senhor Presidente da Academia Sambentuense de Artes e Letras – Álvaro Urubatan Melo
Demais membros da Academia
Senhores e senhoras
Deus em sua infinita bondade me concedeu a graça e a benção deste momento, momento este que de alguma forma me faz relembrar de muitas pessoas que já passaram pela minha vida e aqui irei citar algumas dessas pessoas: A Professora Wilma Eugênio da Universidade Federal do Maranhão com toda a sua sapiência e tolerância, A Professora Cita Moniz no ensino médio (Magistério), com sua calma e tranquilidade e a Professora Maria Izabel Abrão Lopes, no ensino fundamental na Escola Kiola Costa que com seu dom me ensinou a ler, e não me ensinou a ler apenas as palavras, me ensinou a ler o mundo. Me ensinou a ver o mundo com a magia das palavras. Obrigada Professora Izabel.
Mas bem antes desse mágico acontecimento em minha vida que foi aprender a ler, lembro de momentos de minha infância no sítio Santa Vitória onde eu mesmo sem saber ler, lia apenas com minha imaginação para as frondosas mangueiras, cajueiros e azeitoneiras, os livros de capas amareladas em que a minha mãe fazia suas orações.
Lembro-me do cheiro daquele papel. Lembro-me do formato e tamanho dos livros, livros esses que não tive oportunidade de lê-
los, mas que contribuíram para ser quem eu sou hoje, pois eles despertaram em mim a vontade de ler.
Está aqui hoje porque pessoas e livros contribuíram para esta chegada me deixa imensamente feliz, e fico mais feliz ainda em saber que tenho como patrono uma figura ilustre e que viveu à frente de seu tempo, que ainda em tempos remotos já defendia a instrução primária; o nobre sambentuense Manoel José Ferreira da Mota Júnior (Manico Mota).
Manoel Ferreira da Mota Júnior, sambentuense, farmacêutico, cidadão influente na vida social da vila. Deputado Provincial na vigésima quarta legislatura de 1882/1883.
Membro da Comissão de Fazenda e Orçamento, Comércio e Navegação e de Câmaras Municipais. Defensor da instrução primária. Abolicionista fervoroso. Após defender um substancioso discurso à libertação do elemento negro, apresentou projeto de lei, criando no orçamento provincial uma verba permanente de trezentos réis para ser aplicado exclusivamente na alforria do negro maranhense. Infelizmente a casa sequer julgou objeto de deliberação, mas o Mota Júnior deixou para nós sua história, seu legado; e sendo ele um defensor da instrução primária acredito que ficaria feliz com tão singela homenagem que é ter seu nome nomeando uma escola.
Quero externar aqui os meus agradecimentos ao querido Vavá Melo, A Miriam Angelim, a Maria da Graça, a Eunice Brússio e a todos os membros da Academia por terem escolhido meu nome para fazer parte deste grupo. Obrigada. Assim com também agradeço a presença de todos.
Luzelena Costa Lobato
São Bento, 17 de setembro de 2021