Arquivo 2016 - Posse da Diretoria



Magnifica e eufórica a sessão de posse da diretoria da Academia Sambentuense, ocorrida dia 20 de abril, no Conselho Regional de Medicina.
O presidente de honra Joaquim Itapary dirigiu os trabalhos, empossou o eleito Joaquim Ribeiro Melo e demais membros Maria Luiza Aragão Mendonça, Ana Lídia Dias Carneiro, Álvaro Urubatan Melo, Mirian Pinheiro Angelin. Conselho Fiscal: Joaquim Itapary, Arquimedes Viegas Vale e José Ribamar Franco da Costa. Departamento Social e Cultural: Pedro Nolasco Chagas, Edna Antônia Pinheiro Costa e Moisiel França Rocha. 
Justificadas ausências dos diretores Capitão Padilha, José Benedito. Do quadro efetivo, a escritora Nazaré Farias.

Um encontro coroado de momentos confraternais, dignos de uma Academia laureada. Em seu primeiro pronunciamento como presidente eleito Joaquim Melo lembrou o aniversario da cidade de São Bento ocorrido a 30 de março do corrente ano e em seguida chamou para compor a mesa: Roque Pires Macatrão (FALMA), Dilery Aragão (ALL), Michel (Sobrames) e Antônio Melo (Academia de Pasço do Lumiar).
 
Marcante a homenagem póstuma ao membro Evandro Sarney, com a leitura por Vavá Melo, do artigo de sua autoria, publicado em o site da Academia.
Edna Pinheiro, sempre carinhosa e eloquente felicitou e presenteou os aniversariantes do mês Álvaro Melo e Ana Lídia, com votos extensivos a Raimundo Carneiro e Lourdes Lobato França.
O consagrado literato Arquimedes Vale silenciou o recinto que, absorto, ouviu a magniloquência saudação feita a Joaquim Itapary, alusivas ao início do pleito das festividades comemorativas aos seus oitenta anos. Essas palavras, os gestos de respeito, carinho e apreço,  tudo, visivelmente atingiu as emoções desse homem acostumado às grandes honrarias. Mas, vindas da terra berço, expressa na sincera ternura  de seus conterrâneos são mais sentimentais, irresistiveis à lucidez no ilustre octogenário. Comoveram-no. Clique aqui para ler discurso completo de Arquimedes Vale  

O sensato discurso de Joaquim Melo  conclamou a todos para essa luta vitoriosa de 14 anos.  Recordou as benfazejas atuações da entidade, na sociedade são-bentuense. Trinta e seis obras publicadas. O conceito que desfruta no universo acadêmico do Maranhão. Agradeceu a presenças dos representantes da FALMA, da ALL, do SOBRAMES, de Paço do Lumiar, de Viana. Com saudades referiu-se aos onze acadêmicos falecidos.  Festejou a eleição de Waldemiro Bacelar Viana para Cadeira 2, aplaudidamente anunciada. Aludiu-se ao convite de Itapary para o lançamento do livro dele, dia 22, no Hotel Brisar. Destacou ainda a inclusão digital da Academia que passou a ter um site próprio e se faz presente no aplicativo whatsapp através do grupo “Academia Sambentuense”; além de fazer parte da rede social facebook.
Logo após a palavra foi franqueada e fizeram usa dela: Roque Pires Macatrão, Dilery Aragão, Michel, Antônio Melo e Waldemiro Viana. Todos exaltaram em seus pronunciamentos e felicitaram a academia pelo seu aniversario assim como seu novo presidente.infausta notícia do falecimento do poeta, orador e cronista Evandro Ferreira de Araújo Costa, o Evandro Sarney, cobriu de condolências as instituições que ele dignificou ao longo de sua caminhada. Clique aqui para ler discurso completo


Ao final o Presidente agradeceu o comparecimento dos convidados e familiares.
Diante do banner oferecido a Joaquim Itapary, posaram para fotos os acadêmicos eleitos, mais os confrades Desembargador Benedito Belo, doutores Jorge Ribeiro e Conceição Raposo, Lourival Pinheiro e Lucimar Andrade.
Encerrado os trabalhos, todos foram convidados para servirem do coquetel e do bolo que, aos cânticos dos parabéns foi  partido pelos aniversariantes. Vavá, Ana Lídia e Itapary.
Daí em diante reinou alegria, afeto, demonstrada em todos os gestos.
Uma noite de pompas.   

 











2015

Nos dias 3, 4 e 5 de setembro de 2015, a Academia Sambentuense se reuniu em São Bento para posse dos novos acadêmicos.

Saiba mais

2016


Academia encerra suas atividades com  a  já costumeira costumeira confraternização Natalina. 

Saiba mais

Em 2 de setembro a Academia tornou-se mais enriquecida com assunção dos acadêmicos Waldemiro Antônio Bacelar Viana e Maria da Graça Costa e Costa, nas Cadeiras 2 e 17, respectivamente.

Saiba mais


Outros



Acervo fotográfico de eventos realizado pela academia

Aguarde





Volta