Waldemiro Antônio Bacelar Viana


    

    Nasceu em São Luís, a 24 de julho de 1946. Filho de Fernando Viana e Maria de Lourdes Bacelar Viana. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Maranhão, colando grau em 12 de dezembro de 1969. Advogado, militou brevemente no foro de São Luís.
Entre as funções públicas que já exerceu, citam-se as de: Assessor Administrativo da SANEL – Companhia de Saneamento de São Luís; Assessor de Relações Públicas da CAEMA – Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão; Assessor Jurídico da CIMPARN – Companhia de Implantação de Projetos Agrários do Rio Grande do Norte; Diretor da Divisão de Serviços Patrimoniais da UFMA; Diretor Técnico da COMARCO – Companhia Maranhense de Colonização; Diretor Administrativo e Financeiro da COHAB-MA; Assessor da Presidência do ITERMA – Instituto de Terras do Maranhão; Advogado do INEB – Instituto Estadual do Babaçu, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento CEPED, da Prefeitura de São Luís e do Projeto RADAMBRASIL, esse em Salvador.
De volta a São Luís em 1985, aqui exerceu as funções de Diretor Executivo da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão, 1986-87; Diretor do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA, 1987-88; Assessor Especial do Reitor da UFMA, 1988-92; Secretário Geral da Associação das Universidades de Língua Portuguesa – AULP, 1989-92 Assessor do Secretário de Fomento à Indústria e ao Comércio do Estado do Maranhão; Chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura do Estado do Maranhão; Assessor de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.
Participou da 3ª, 4ª, 5ª e 6ª edições do Festival Geia de Literatura; do Encontro com os Acadêmicos, 2007, 2008, 2009 e 2010; da 2ª Feira do Livro de São Luís, na condição de Palestrante, 2008; e, por mais de uma vez, na condição de julgador de obras literárias concorrentes a Concursos Literários promovidos pela Secretária Municipal de Cultura de São Luís.
Foi membro titular do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão; membro titular do Conselho Universitário da UFMA; membro do Conselho Administrativo da EMATER. Integrante do quadro de pessoal permanente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (hoje aposentado), membro da National Geographic Society, membro do Conselho Curador da Fundação José Sarney e membro efetivo da Academia Maranhense Letras, ocupante da cadeira nº 02.
Agraciado com a Medalha do Mérito Timbira; Medalha João Lisboa, outorgada pelo Conselho Estadual de Cultura do Maranhão, pelos relevantes serviços prestados à Cultura; outorgado com o grau de Oficial da Ordem dos Timbiras; agraciado com a Medalha Comemorativa do Bicentenário do Nascimento de Manuel Odorico Mendes, Medalha Comemorativa do Centenário da Academia Maranhense de Letras; diploma de Membro Honorário da Academia Caxiense de Letras e agraciado com o Titulo de Cidadão Sambentuense, pelos relevantes serviços prestados a Cultura do Maranhão.
Autor de numerosa colaboração publicada na imprensa de São Luís, notadamente crônicas e artigos; dos romances: Graúna em roça de arroz. São Luís: SIOGE, 1978 (2ª ed., São Luís: Sotaque Norte, 1994); A questionável amoralidade de Apolônio Proeza. São Luís: EDUFMA, 1990 (2ª ed.; São Luis: EDUFMA, 2015); O mau samaritano. São Luís: EDUFMA, 1999; Passarela do centenário & outros perfis (sonetos). São Luís: Edições AML, 2008; A tara e a toga. São Luís: Fundação José Sarney, 2010; O pulha fictício. São Luís: Edições AML, 2013; A vez da caça. São Luís: EDUFMA, 2015 e Maria Celeste da terra e do mar. São Luís: Edições AML, 2016. Publicou, às quintas-feiras, crônicas na seção Sacada, de O Imparcial, ao longo de dois anos, e no jornal Folha do Maranhão, por cerca de um ano. 


Eleito e empossado em 02 de setembro de 2016.





Bibliografia / Discurso de Posse / Volta

  


Veja também


Patronos

Fundadores

Correspondentes